Centro de Ciências Exatas e da Terra

Nota de falecimento – Prof. Liacir Lucena

Nota de falecimento – Prof. Liacir Lucena

A Direção do CCET se junta ao Departamento de Física (DFTE) e aos familiares e amigos do nosso Professor Emérito, Liacir Lucena, nesse momento de tristeza pela sua partida.

Nascido em 1941 e concluinte da 1ª turma de Engenharia Civil da UFRN (1964), Liacir logo se integrou às atividades acadêmicas e comandou as iniciativas que culminaram com a criação e consolidação do Departamento de Física Teórica e Experimental, onde permaneceu como Professor Titular por toda a sua vida profissional. Pioneiro inconteste da Física no Estado, e dotado de incrível capacidade de iniciativa, Liacir foi o responsável maior pelas primeiras atividades consistentes de Ensino, Pesquisa e Extensão dessa área científica, no território potiguar. O Prof. Liacir realizou seu Mestrado na PUC/RJ em Física Teórica (1969). Retornando a Natal, iniciou o primeiro projeto científico apoiado pelo CNPq na Instituição, sobre “Cintilações Ionosféricas”, em colaboração com a Força Aérea Americana.

Posteriormente realizou seu Doutorado em Mecânica Estatística na Universidade de Boston (1980) e, desde então, comandou ou colaborou com todas as iniciativas ocorridas na área de Física, tais como a implantação da Pós-Graduação, a conexão com outras áreas, como Petróleo, a criação do Instituto Internacional de Física e o estabelecimento de uma ampla rede de colaboração com Pesquisadores e Instituições Nacionais e Estrangeiras de renome. Foi também gestor acadêmico em diferentes níveis, de chefe de Departamento a Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e recebeu inúmeros e merecidos destaques por sua excepcional trajetória sendo, em 2008, agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Comendador.

A trajetória desse grande entusiasta pela Física e pelas Ciências se confunde com a história da nossa UFRN, do nosso CCET e DFTE. Que possamos seguir com o legado deixado pelo querido Prof. Liacir, que foi um dos ícones em nossa UFRN, sempre buscando o crescimento da Ciência em nossa Instituição e, consequentemente, em nosso país e no mundo. Todas estas realizações estão a partir de hoje eternizadas na memória de todos aqueles que com ele conviveram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *