Os cursos de graduação ofertados pelos Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e Centro de Tecnologia (CT) da UFRN tem apresentado elevados índices de retenção e evasão em disciplinas do ciclo básico, em comparação a outros cursos da UFRN. Isso acontece por motivos diversos, com destaque para a dificuldade no aprendizado das disciplinas de ciências exatas por parte da maioria dos alunos. Em particular nas disciplinas de cálculo, alunos deixam de acompanhar os conteúdos das aulas, principalmente, por apresentarem lacunas na aprendizagem de conceitos matemáticos do Ensino Médio e Ensino Fundamental. Esse fato é constatado se observado os altos índices de evasão e reprovação nas disciplinas básicas de Cálculo diferencial e integral I e II, Matemática para Engenharia I e II e outras equivalentes, Álgebra Linear e Álgebra Linear aplicada, Introdução à Mecânica e Mecânica Clássica. Tais disciplinas são cursadas nos primeiros semestres desses cursos, sendo pré-requisitos para diversos outros componentes curriculares e, como apresentam altos índices de reprovação e evasão, acarretam prejuízos no processo ensino-aprendizagem bem como no tempo de conclusão dos cursos, diminuindo, consequentemente, a taxa de sucesso desses cursos.
Diante desse cenário, a monitoria é um projeto criado pela universidade para suprir tais dificuldades. A intenção está centrada no desenvolvimento de ações educativas baseadas na interação entre alunos com dificuldades na apreensão dos conteúdos e alunos com maior aptidão para as disciplinas citadas, visando uma melhor qualidade no ensino, além da oportunidade de experiência em atividades de docência para os alunos monitores. Certo de que o sucesso dessas ações está associado a um efetivo e regular acompanhamento e apoio dos professores envolvidos junto aos alunos monitores para a execução de demandas inerentes ao processo de ensino/aprendizagem.
A metodologia utilizada compreende o acompanhamento dos alunos matriculados nas turmas de Cálculo, Álgebra linear e Mecânica clássica por meio de plantões de dúvidas e aulões de exercícios bem como treinamento para a produção de vídeo aulas, além de apresentações em Power Point. Essas vídeo aulas são disponibilizadas nas turmas virtuais do SIGAA e também no Youtube como material de apoio ao estudo dos alunos.
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