No dia 30/08 (Segunda-feira) às 09:00 acontecerá a defesa de dissertação de Angela Thaís Araújo de Almeida, com o titulo: “MOBILIDADE ESPACIAL E ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA REGIÃO NORDESTE”, você poderá acompanhar a defesa por meio do nosso canal no Youtube, acessando:
RESUMO:
A questão das pessoas com deficiência e sua inserção social começou a ser debatida com maior frequência internacionalmente nas últimas décadas, com o intuito de garantir a universalização dos direitos dessas pessoas na área social e educacional. Apesar dos avanços nas políticas internacionais e nacionais, as pessoas com deficiência, muitas vezes, ficam impedidas de realizar um direito fundamental, qual seja, o de estudar, por conta de alguma limitação ou obstáculo encontrado. Os estudos sobre mobilidade espacial com fins de estudo dessas pessoas são muitos escassos, e, por esse motivo, não se conhece o comportamento migratório e a mobilidade pendular dessa parcela da população no Brasil. Dessa forma, compreender a mobilidade espacial desses estudantes e de suma importância para a implementação de políticas públicas, tendo em vista que as escolas que esses estudantes estudam deve apresentar o mínimo de acessibilidade. A partir desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo comparativo entre estudantes com e sem deficiência para conhecer o perfil do estudante com deficiência e verificar se tais estudantes apresentam diferenças em termos de mobilidade espacial em direção às escolas da região Nordeste. Utilizou-se como fonte de dados os Censos Escolares do INEP dos anos 2015,2017 e 2019. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes com deficiência são do sexo masculino, com idade entre 10 e 14 anos, e tem como deficiência predominante a intelectual. Já com relação aos estudantes sem deficiência, estes estão na mesma faixa etária, mas existe um equilíbrio entre os sexos. Verificou-se que a proporção de migrantes não naturais por estado e por ano analisado é semelhante entre os dois grupos, e que a mobilidade pendular é menor para o deficiente no ensino regular, mas superior quando busca atendimento especial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição – EMERSON AUGUSTO BAPTISTA
Interno – 1422122 – JÁRVIS CAMPOS
Interno – 1880578 – RICARDO OJIMA
Presidente – 102.396.358-25 – WILSON FUSCO – FJN